A saga do autocuidado, episódio 1: uma nova esperança para a pele

(Peço desculpas aos fãs de Star Wars, mas não faria nenhum sentido começar esses posts pelo episódio 4)

-

Autocuidado, na minha rotina, normalmente significa "nossa, tive um dia ruim, mereço comer uma panela de brigadeiro com chocoball"; "tal pessoa não para de encher meu saco, vou assistir Gilmore Girls por três horas seguidas e fingir que o resto do mundo não existe".

Enquanto esses pequenos momentos de fato são um cuidado comigo mesma - quem não precisa esfriar a cabeça com alguma besteira de vez em quando -, os cuidados a longo prazo sempre foram uma parte ignorada da minha rotina. Exercício físico regular, alimentação balanceada e cuidados básicos com vaidade são muito facilmente negligenciados, seja por preguiça, outras prioridades na rotina ou questões mais profundas sobre autoestima (que prefiro não expor na internet).

Mesmo ciente da importância de ter esse tipo de cuidado diário comigo mesma, faltava um empurrãozinho, um primeiro passo que me animasse a cuidar mais de mim. Até que, batendo papo com uma amiga, ela comenta: "você já conhece o @bonitadepele?"

Pula pra um mês depois e a minha rotina de cuidados com a pele tem pelo menos uns seis passos.

Me sinto ridícula por ser tão influenciada por uma conta no instagram? Sim. Mas sou millenial mesmo, então faz parte.

Sem mais delongas, segue a rotina:

1 - Demaquilante: Bioderma Créaline H2O


Composição: Água, PEG-6 Caprylic/Capric Glicerides, Fructo Oligossaccharides, Mannitol, Xylitol, Rhamnose, Cucumis Sativus Fruit Extract, Propylene Glicol, Cetrimonium Bromide, Disodium EDTA

Nos dias que uso maquiagem (o que tem sido bem raro), esse é o primeiro passo da minha rotina. É uma água micelar para peles sensíveis, sem sabão, parabenos ou produtos hipoalergênicos. A lógica das águas micelares é que, devido à sua estrutura, elas dissolvem tanto os produtos solúveis em água quanto os produtos solúveis em óleo, o que faz delas um ótimo demaquilante, retirando produtos à prova d'água sem machucar a pele. 

Existe um debate na internet sobre a necessidade de enxaguar ou não a água micelar após o uso, e também sobre a possibilidade de substituir o tônico por ela. Enquanto as embalagens dizem que não é necessário enxaguar após uso, muita gente defende que isso é sim necessário pois essas micelas ficariam na pele e causariam o entupimento dos poros a longo prazo. O site CosDNA (um analisador dos ingredientes de cosméticos) diz que os ingredientes da água micelar da Bioderma são todos não-comedogênicos, então supostamente não haveria problema em não enxaguar a água micelar. Como eu uso a água micelar apenas como demaquilante, eu enxaguo o rosto após o uso. Já sobre a possibilidade de usar como tônico, não tem nada na descrição dessa água micelar que sugira que ela regula o pH da pele ou tenha qualquer função de tônico, então nunca cogitei fazer essa troca.


Composição: Água, Sodium Laureth Sulfate, Decyl Glucoside, Glycerin, Sodium chloride, Coco-betaine, Salicylic Acid, PEG-6 caprylic/capric glycerides, Zinc Gluconate, Sodium Hydroxide, Capryloyl salicylic acid, Tetrasodium EDTA, Citric Acid, Menthol, Polyquaternium-47, Hexylene Glycol, PEG-150 Pentaerythrityl, Tetrasterate


É o passo mais básico da rotina (e o único que eu mantive consistentemente desde a adolescência). Já testei o Normaderm, o Purif-Ac e o sabonete de enxofre da Granado. O primeiro eu sentia que era leve demais (mas nessa época eu esperava milagre dos produtos que eu usava, então posso estar errada), e os dois últimos ressecavam muito a pele. Ressecamento, aliás, é um dos poucos motivos que me faz deixar de comprar um sabonete, já que eles têm efeitos muito parecidos. Tô gostando do Effaclar porque, além de não der essa repuxada no rosto, ele de fato é bem concentrado, e com pouco produto consigo fazer uma boa limpeza. 

3 - Tonificar: Simple Facial Toner

Composição: Água, Hydrogenated starch hydrolysate, Hamamelis Virginiana Water, Allantoin, Panthenol, Niacinamide, Chamomilla Recutita Flower Extract, Sodium PCA, Glycerin, Pantolactone, Disodium laureth sulfosuccinate, Citric Acid, Methylparaben, 2-bromo-2-nitropropane-1,3-diol, Potassium Sorbate

Tônico tem uma função: balancear o pH da pele após a limpeza do rosto, preparando para a hidratação. As empresas de cosmético adicionam ingredientes pra que o tônico faça mais do que isso: segure oleosidade, hidrate etc. Infelizmente, a grande maioria dos tônicos que a gente encontra a venda têm álcool, e acabam por causar efeito rebote - secam tanto a pele que fazem com que a gente produza mais óleo do que o necessário. Como a Simple tem toda essa propaganda de fazer produtos mais naturais, sem ingredientes que agridem a pele, comprei o tônico deles às cegas, confiando que ia ser um bom produto. Enquanto ele de fato não tem álcool, ele tem um ingrediente (esse 2-bromo-2-nitropropane-1,3-diol) que é altamente irritante para a pele (nota mais alta no CosDNA), e que não é indicado para uso a longo prazo. Como o meu tônico já tá acabando - o que é mais um ponto negativo sobre ele, aliás, porque não faz nem um mês que eu comprei -, vou usar até o final e procurar outra marca no futuro.


Composição: Água

Água termal é um item 100% dispensável na rotina de cuidado com a pele, mas que deu uma boa ajudada quando machuquei meu rosto usando ácido sem indicação da dermatologista, e que acabou entrando na minha rotina depois disso. É uma água enriquecida com minerais e que serve pra acalmar a pele sensível ou machucada, ajudando na cicatrização de queimaduras do sol, espinhas etc, além de prevenir o envelhecimento da pele (essa parte do envelhecimento é uma propaganda na embalagem, sinceramente não faço ideia se é real). Borrifo um pouquinho - bem pouquinho mesmo - depois do tônico e deixo absorvendo enquanto faço outras coisas, tipo escovar os dentes ou passar hidratante no corpo. Uso também quando tô fazendo máscara de argila na pele, mas falo sobre isso mais pro final do post.

5 - Vitamina C: Vita Essência Loção Hidrat C

Composição: Vitamina C, essência de Flor de Ameixa. (Deve ter mais coisa, mas é só isso que tá escrito na embalagem - o que, sinceramente, não é muito bom sinal)
Vitamina C é um queridinho dos cuidados de pele por ter mil e uma utilidades: hidrata, diminui manchas de acne e manchas de sol, rejuvenesce a pele e previne contra rugas e outras marcas do envelhecimento. Já fazia um tempo que eu queria comprar algum produto com vitamina C pra incluir na rotina de cuidados, mas o mais famoso com um preço não-tão-absurdo tinha muitas reclamações (Serum Vitamina C da Payot, que tem vários ingredientes marcados como altamente irritantes para a pele). Acabei encontrando essa loção em uma farmácia manipulada aqui perto de casa, e comprei pra testar. Ele é livre de óleo e tem uma textura muito leve, o que faz com que pouco produto renda bastante. Como a vitamina C é um tratamento de longo prazo, ainda não posso comentar sobre a ação dela enquanto tratamento de manchas, só dizer que foi um produto razoavelmente barato (metade do preço do Serum da Payot) e que promete cumprir o mesmo efeito.

5.1 - Hidratação para o dia: Panvel Hidrante Noturno Faces

Composição: Água, Disodium EDTA, Sodium acrylates copolymer, Lecithine, Xanthan Gum, Glycerin, Cetyl Alcohol, Isopropyl Isostearate, Phenoxyethanol, Ethylhexylglycerin, Coffea Arabica Seed Extract, Benzyl Alcohol, Potassium Sorbate, Butyrospermum Parkii Butter, Tapioca starch, Parfum, Coumarin, Linalool, Glyceryl Dicaprate

Não era amor, era cilada. Depois de ler boas avaliações sobre esse hidratante e de ser atraída pelo preço bem acessível, decidi comprar pra usar durante o dia, já que as avaliações diziam que ele não causava oleosidade na pele, sendo mais recomendado até do que o hidrante para peles oleosas da mesma linha. Enquanto a sensação dele na pele realmente é maravilhosa, a análise dos ingredientes indica que ele não é recomendado para pele com acne (Isopropyl Isostearate tem nota máxima na escala de comedogênico) nem para uso contínuo (Coumarin tem nota 7 de 9 na escala de irritação). Além disso, quando minha pele tava extremamente machucada pelo uso indevido de ácido, tive que tirar esse hidratante da minha rotina porque ele ardia MUITO a pele. Mais um caso em que vou usar o produto até acabar pra evitar desperdício e então procurar um substituto.

5.2 - Hidratação para a noite: Embryolisse Lait-Crème Concentré

Composição: Água, Paraffinum Liquidum, Stearic Acid, Palmitic Acid, Glyceryl Stearate SE, Triethanol amine, Cera alba, Cetyl palmitate, Butyrospermum Parkii Butter, 1,2-Hexanediol, Caprylyl Glycol, Steareth-10, Polyacrylamide, C13-14 Isoparaffin, Parfum, Laureth-7, Propylene Glycol, Tropolone, Hydrolyzed soy protein, Aloe Barbadensis Leaf Water

Hidrante com textura muito leve porém muito potente. Antes de estabelecer uma rotina diária, usava esse hidratante quando sentia a pele do rosto ficando ressecada, principalmente pelo vento cruel de Florianópolis, e no dia seguinte a pele já tava ótima (aliás, eu tenho ele há 2 anos e meio e não tá nem na metade, graças a deus). A análise de ingredientes indica que ele é comedogênico, sendo que o Steareth-10 tem nota 4 de 5 nesse quesito. Mesmo assim, não vou suspender o uso porque estou fazendo tratamento com ácido (dessa vez, indicado pela dermatologista!!!) e precisando de uma hidratação potente pra aguentar toda a judiação do uso diário de ácido + água quente do chuveiro + frio do inverno. Vale dizer que ele também serve como primer, evitando aquele efeito de reboco da base.

6 - Proteção solar: La Roche-Posay Anthelios Airlicium

Composição: Água, Álcool, Diisopropyl sebacate, Silica, Butyl Methoxydibenzoylmethane, CI 77891, C12-15 alkyl benzoate, Octocrylene, Isopropyl Lauroyl Sarcosinate, Zea mays starch, Ethylhexyl Triazone, Poly C10-30 Alkyl Acrylate, Glyceryl Stearate, Methylene bis-benzotriazolyl tetramethylbutylphenol, Propylene Glycol, Terephthalylidene Dicamphor Sulfonic Acid, Ammonium Polyacryldimethyltauramide, Phenoxyethanol, Drometrizole, Trisiloxane, Silica silylate, Cetyl Alcohol, Triethanol amine, Glyceryl stearate citrate, Disodium ethylene dicocamide peg-15 disulfate, Caprylyl Glycol, Xanthan Gum, Polyglyceryl-10 laurate, Butylene Glycol, Disodium EDTA, Sodium Hyaluronate, Zinc Gluconate, Perlite, Parfum, Dioxide, Behenyl, PolyAcryloyldimethyl Taurate 

Esse protetor solar é tudo que eu pedi pra deus: não tem cheiro de protetor solar e deixa a pele muito matificada. Não rende bem, esse é meu segundo tubo e eu logo vou ter que comprar outro, mas é com certeza o melhor protetor solar que eu já usei. Não é 100% livre de ingredientes comedogênicos, mas eles têm uma nota baixa na escala e, com mais de um ano de uso, nunca tive problema. Sempre usei o filtro 30 por acreditar que fazia pouca diferença comprar uma proteção mais alta, mas a indicação da dermatologista é que se utilize filtro 70, pelo menos durante o verão.

7 - Ácido: Indicado pela dermatologista.

(Não vou falar sobre isso aqui pra não incentivar ninguém a fazer esse tipo de tratamento sem acompanhamento médico).

-
Outros produtos de cuidado com a pele:

  • Hidratante corporal: Uso qualquer um que me derem de presente e tiver um cheirinho gostoso. No momento, to usando o nativaSPA de ameixa, do Boticário. Aplico pela manhã e à noite.
  • Hidratante para mãos e pés: Gosto de usar um hidratante um pouquinho mais potente para mãos e pés, de preferência com ureia na fórmula, que é um ingrediente altamente hidratante. Tô usando um que comprei na farmácia de manipulação Vita Essência, tem cheiro de flor de cerejeira (💗) e custou 20 reais.
  • Cicatrização da tatuagem: Fiz uma tatuagem recentemente e a tatuadora me indicou o Cicaplast Baume B5, da La Roche-Posay. Como a região ficou bem machucada, comprei esse creme por ser mais potente e dar uma acelerada no processo de cicatrização. No fim, acabei usando pra bem mais do que só a tatuagem, já que ele foi um salva-vidas quando meu rosto tava machucado do ácido. Também serve pra hidratação dos lábios, ainda que exista uma versão dele específica pra isso.
  • Hidratação dos lábios: Sofro com a boca ressecada durante o ano todo, então tô sempre usando hidratantes labiais pra evitar maiores problemas. Fora os lipbalms (já testei da Nivea, Maybelline, La Roche-Posay e The Body Shop e recomendo todos igualmente), às vezes passo pomada na hora de dormir pra ajudar a tratar o problema. Quando acordar, é só dar uma esfoliada (pode ser até com a escova de dentes) nos lábios pra tirar suavemente a pele morta e tá tudo resolvido. Uso Bepantol Baby pra isso há pelo menos uns 10 anos, mas vaselina tem um efeito parecido também.
  • Máscaras de argila: Uso poucas máscaras de tratamento facial pra poder indicar algo, então vou falar só das argilas. Tenho a preta (limpeza profunda, purificação da pele), branca (cicatrização da pele, tratamento de manchas) e a verde (tratamento da acne, diminuição da oleosidade). 1kg de argila rende muito, então dividi com uma amiga - no final, 1,5kg de argila saiu por 9 reais pra cada uma. Uso cada uma delas uma vez por semana, fazendo uma pasta de argila e água e aplicando generosamente no rosto. Não deixo secar na pele, borrifando água termal (não precisa ser água termal, basta borrifar qualquer água pra não deixar a argila secar) durante uns 20 minutos pra então tirar a máscara do rosto.

Pra finalizar, um compilado de informações sobre esses cuidados com a pele:

  1. A maioria dos produtos citados entraram recentemente na minha rotina, então é difícil avaliar o quão eficazes eles são, especialmente porque minha pele passou por vários momentos "turbulentos" recentemente: machucado de ácido, acne hormonal, mudança de estação etc. Além disso, boa parte deles são recomendações da dermatologista, que no fim das contas é a pessoa certa pra indicar o que é melhor pra cada pele.
  2. Embora essa rotina esteja funcionando bem no meu rosto, conforme os produtos forem acabando quero testar opções mais naturais (e baratas) de cuidados com a pele. Existem inúmeros relatos na internet sobre o quanto a limpeza com óleos vegetais é excelente, ou sobre como soro fisiológico é um dos melhores tônicos que existem. Tenho pouco conhecimento sobre essas técnicas, mas posso indicar links pra quem tiver interesse.
  3. Fazer a rotina inteira me requer uns 30 minutos. Se estou com pressa, volto pro básico sabonete-tônico-hidratante-protetor solar. Parte do processo de cuidar mais de mim mesma é também regular melhor o meu sono pra poder acordar mais cedo e tirar um tempinho pra ser bonita de pele :)












 
 

Comentários