Organize-$e

Enquanto eu não volto para a minha casinha e começo a minha carreira de blogueira com vários tutoriais de diy, vamos continuar com os posts de organização.

Ainda que todo o resto seja uma zona, acho que você consegue mais ou menos ser um adulto funcional se for organizado com a sua vida financeira (e o contrário também vale: ainda que todo o resto esteja perfeitamente em ordem, se a sua vida financeira tiver uma bagunça, vai dar ruim).

Esse método funciona bem para mim porque o que bagunçava os meus gastos era o cartão de débito/crédito. Para mim, parece que pagar as coisas no dinheiro, em vez de passar no cartão, dói mais. Eu vejo o dinheiro acabando na minha frente, e isso me faz pensar duas vezes. Com o cartão, eu não vejo o dinheiro acabando, só vejo o estrago quando for conferir o extrato depois de vários dias evitando confrontar a realidade. Quer ver então se o gasto for no crédito, que eu só vou sentir na pele no mês seguinte…

Como mudar isso? derrubando o capital Com envelopes!


O método dos envelopes para controlar os gastos consiste em: assim que você receber seu dinheiro, colocá-lo em envelopes para cada gasto que você tem. Então, um envelope para a conta do aluguel e do condomínio, uma para gastos com alimentação, outra para gastos com transporte e assim vai. A ideia é, além de garantir que o dinheiro das contas da casa não vai ser gasto em outra coisa, fazer com que você veja quanto tem disponível para gastar em cada área. Se o dinheiro que eu separei para “transporte” tá acabando antes do mês acabar (alô aumento da passagem), vou ter que tirar de outro envelope - para gastar mais com ônibus, vou ter que gastar menos com comida, e assim vai. Ao longo do tempo, isso me ajuda a ter uma noção de onde preciso cortar gastos, porque vou vendo na minha carteira quais categorias estão esvaziando mais rápido, de onde estou tendo que tirar dinheiro para cobrir esses gastos, etc.

Embora hoje em dia eu já não use mais envelopes de verdade (porque a minha carteira é pequena e, olha que ironia, os envelopes deixavam ela meio bagunçada), continuo seguindo a ideia dos envelopes na hora de me organizar. Todo início de mês, crio uma página nova no OneNote, com todas as contas que tenho para aquele mês. Depois de separar o dinheiro para pagar as contas, divido o que sobrou pelo número de semanas do mês, e esse é o dinheiro que vou sacar. Assim, nem adianta sair com o cartão de casa, porque ele vai ser rejeitado. É um momento constrangedor, mas é melhor que virar bff do crédito rotativo.

Comentários