Enquanto eu não volto para a minha casinha e começo a minha carreira de blogueira com vários tutoriais de diy, vamos continuar com os posts de organização.
Ainda
que todo o resto seja uma zona, acho que você consegue mais ou menos
ser um adulto funcional se for organizado com a sua vida financeira (e o
contrário também vale: ainda que todo o resto esteja perfeitamente em
ordem, se a sua vida financeira tiver uma bagunça, vai dar ruim).
Esse
método funciona bem para mim porque o que bagunçava os meus gastos era o
cartão de débito/crédito. Para mim, parece que pagar as coisas no
dinheiro, em vez de passar no cartão, dói mais. Eu vejo o
dinheiro acabando na minha frente, e isso me faz pensar duas vezes. Com o
cartão, eu não vejo o dinheiro acabando, só vejo o estrago quando for
conferir o extrato depois de vários dias evitando confrontar a
realidade. Quer ver então se o gasto for no crédito, que eu só vou
sentir na pele no mês seguinte…
Como mudar isso? derrubando o capital Com envelopes!
O método dos envelopes para controlar os gastos consiste em: assim
que você receber seu dinheiro, colocá-lo em envelopes para cada gasto
que você tem. Então, um envelope para a conta do aluguel e do
condomínio, uma para gastos com alimentação, outra para gastos com
transporte e assim vai. A ideia é, além de garantir que o dinheiro das
contas da casa não vai ser gasto em outra coisa, fazer com que você veja
quanto tem disponível para gastar em cada área. Se o dinheiro que eu
separei para “transporte” tá acabando antes do mês acabar (alô aumento
da passagem), vou ter que tirar de outro envelope - para gastar mais com
ônibus, vou ter que gastar menos com comida, e assim vai. Ao longo do
tempo, isso me ajuda a ter uma noção de onde preciso cortar gastos,
porque vou vendo na minha carteira quais categorias estão esvaziando
mais rápido, de onde estou tendo que tirar dinheiro para cobrir esses
gastos, etc.
Embora hoje em dia eu já não use mais envelopes de
verdade (porque a minha carteira é pequena e, olha que ironia, os
envelopes deixavam ela meio bagunçada), continuo seguindo a ideia dos
envelopes na hora de me organizar. Todo início de mês, crio uma página
nova no OneNote, com todas as contas que tenho para aquele mês. Depois
de separar o dinheiro para pagar as contas, divido o que sobrou pelo
número de semanas do mês, e esse é o dinheiro que vou sacar. Assim, nem
adianta sair com o cartão de casa, porque ele vai ser rejeitado. É um
momento constrangedor, mas é melhor que virar bff do crédito rotativo.
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