Metas para o ano novo

Estabelecer metas para o ano novo - new year, new me - é tão comum quanto é ineficaz. Passa o carnaval e todo mundo já abandonou aquela meta de ler 50 páginas por dia, fazer yoga 3 vezes por semana, passar menos tempo no celular etc etc etc.

Como eu faço para estabelecer metas que eu realmente vou cumprir?

Resposta: Não sei.

Nem lembro quais eram minhas metas para 2016 (”sobreviver” teria sido uma meta realista), mas é assim que estou me organizando para 2017:

  1. Anotar as metas por escrito, em um lugar onde vou ver com frequência. No meu caso, escrevi as metas na primeira página da minha agenda para 2017, mas pode ser uma folha na parede do quarto, colocar como imagem de plano de fundo do computador/celular… A ideia é que o que você não vê, você não lembra, então ter as metas sempre à vista ajuda a lembrar de cumpri-las.
  2. Compartilhar as metas mais difíceis com alguém próximo. Eu decidi que 2017 vai ser o ano em que vou beber Coca-Cola como as pessoas normais, e não às 7:30 da manhã enquanto caminho para a aula. Essa é uma meta muito difícil para mim, então eu contei para a minha família e pessoas mais próximas sobre como eu queria diminuir a quantidade de Coca que eu bebo. Assim, a responsabilidade não fica só em mim - tenho outras pessoas me controlando, me lembrando de cumprir a meta e me dando uma bronca se eu saio da linha.
  3. Estabelecer metas realistas. Se eu colocar como meta para 2017 “acordar todo dia às 7h da manhã” eu nem sequer vou tentar cumprir o meu objetivo, porque ele não é condizente com a minha realidade. A primeira vez que eu for para uma festa e chegar tarde em casa, vou quebrar a meta e simplesmente desistir de tentar cumpri-la. Essa é uma parte difícil porque quando estabeleço metas, tento sempre pensar na minha vida ideal (8 horas de sono diárias, dinheiro sobrando no final do mês, 100 livros lidos no ano), mas metas difíceis demais só trazem frustração e abandono completo dos meus objetivos. Melhor guardar 10 reais por mês que não guardar dinheiro nenhum, certo?
Para dar uma ajuda extra nas metas esse ano, também estou usando um aplicativo que salva as minhas metas, o quanto cumpri delas, como foi meu desempenho nos últimos tempos, entre outras funções. O nome dele é Strides, tá disponível na internet e para iOS e funciona mais ou menos assim:





Você pode marcar as metas que são boas - coisas que você quer fazer mais, como ler ou fazer exercício físico - e as metas que são ruins - como beber Coca-Cola várias vezes ao dia - e quantas vezes você realizou aquela atividade no dia/semana/mês. Além disso, você pode programar alertas para cada uma das metas, e pode agendar metas para o futuro. As metas que quero cumprir no próximo semestre da faculdade ficaram assim:




Quem sabe com toda essa organização, 2017 não acaba sendo um ano bom? Afinal, para ser melhor que 2016 não precisa de muito esforço.



Comentários