Larga esse post-it!

Post-its são bonitinhos, eu sei. Meu coração também bate mais forte dentro de uma papelaria.

Eu uso eles para estudar (e para delinear o meu olho bem retinho), mas realmente acredito que existem métodos melhores de organizar as coisas que você tem para fazer, seus compromissos e outras anotações aleatórias. 

Então aqui vem - como eu organizo a minha vida:

1 - OneNote é o meu melhor amigo:

OneNote é um aplicativo do Microsoft Office, disponibilizado gratuitamente para todas as plataformas imagináveis (com sincronização entre todas elas. Meu melhor amigo é muito eficiente). Nele você cria cadernos, onde você crias abas, onde você cria anotações. Assim, no caderno “UFSC”, eu crio uma aba para cada disciplina que estou cursando dentro do semestre, e dentro dela posso fazer as anotações que eu quiser: resumos para provas, rascunhos de trabalhos, anotações durante a aula. Dentro de cada nota você pode anexar fotos, arquivos (aquele pdf que você acabou de ler, já dá para colocar as anotações embaixo), checklists… o que o seu coração mandar.

2 - Wunderlist - Porque a louca das listas usa um aplicativo só para isso

Apesar de ter a função de listas dentro do OneNote, eu uso o Wunderlist, que é mais um aplicativo gratuito disponível para todas as plataformas do mundo - dá para usar até como add-on do Google Chrome (que é um navegador horrível e você não deveria usá-lo, mas falo disso outro dia). Gosto dele porque ele me dá muitas funções dentro das listas. Então, dentro da lista “Faculdade” eu posso, de novo, criar um item para cada disciplina, e dentro desse item colocar as datas de provas e trabalhos, quais são os textos obrigatórios para uma prova e ir marcando conforme eu for lendo. 

Mas o principal, o que ganha o meu coração, é a função de alarmes. Você não vai esquecer que precisa passar no xerox e copiar o resumo da amiguinha se tiver um alarme irritante te lembrando disso sem parar. Infelizmente não tenho um exemplo disso no meu Wunderlist agora porque assim que o semestre terminou eu deletei todas as listas, a versão virtual de “colocar fogo em todos os papéis”. De qualquer forma, dá para ver as funções dessa maravilha digital pelo print aqui embaixo:

3- Se não tá na minha agenda, não vai acontecer

Apesar de que o Google Calendário faz tudo que a minha agenda faz (e, honestamente, melhor), eu gosto muito de usar uma agenda de papel. Escrever numa folha de papel os compromissos da semana me dá uma sensação de “não é tanta coisa assim, eu consigo lidar”. Por isso, incorporei na minha rotina o costume de todo domingo me organizar e planejar cada hora da semana que tá começando na minha agenda. O meu ascendente em virgem faz com que eu anote até a hora que vou tomar banho mas no fim, por pior que a semana esteja, me organizar bem faz com que eu sempre encontre aquela 1 hora para ficar na Netflix.


Junto com a atividade que eu tenho programada eu já anoto informações importantes, para centralizar tudo em um lugar. Assim, junto com o horário de aula aula, já vou anotar em que sala ela é, se tem algum texto obrigatório para ela (e se eu li ele); se eu tiver um médico agendado, vou anotar o local, se preciso levar algum exame… E tudo codificado por cores (vermelho para faculdade, roxo para o estágio, azul para a militância e rosa para coisas pessoais), porque a vida pode não ser sempre colorida, mas as minhas canetas são.


 

Comentários