Diário de tópicos, a saga



Tô completando um ano sem postar nada e um ano usando o bullet journal pra organizar a minha vida. Tá na hora de compartilhar essa experiência com o mundo:
O que é um bullet journal?  
É um caderno que você utiliza para se organizar. Pode usar como agenda, pode usar pra fazer listas ou pra guardar as suas anotações. O principal ponto positivo do diário de tópicos é que ele é só um caderno em branco, então você pode literalmente fazer o que quiser com ele.

Por onde eu começo?
Tem vários posts pela internet que ensinam a começar o diário de tópicos pelo "index", onde você coloca o número das páginas onde tá anotado cada coisa. Isso não faz muito sentido pra mim, então eu começo pelo macro e vou pro micro - primeiro páginas com anotações pro ano inteiro (metas do ano, calendário do ano, planejamento financeiro do ano), depois pro planejamento mensal e por último as páginas com a minha agenda semanal. 

 - Exemplos de planejamento mensal:



 - Exemplos de planejamento semanal: 



Vantagens e desvantagens do bullet journal:
Ainda que eu sempre tenha usado agendas de papel pra visualizar os compromissos da semana, todo o resto da minha organização (anotações de aula, controle financeiro, listas de tarefas a fazer) era feita online, e mudar esse sistema pro diário de tópicos significa, infelizmente, gastar muito mais tempo planejando a minha rotina.

É um tempo que eu gosto de gastar: gosto de abrir o caderno e ter anotações bonitinhas, com várias cores; gosto de ser criativa e pensar em novas maneiras de me planejar; e, o principal, gosto de concentrar todos os aspectos da minha rotina em um só lugar, em vez de utilizar três aplicativos diferentes pra guardas as informações. Não é, no entanto, o jeito mais ágil e prático de me organizar, com toda certeza, e é por isso que depois de mais de um ano utilizando bullet journal semanalmente, eu tô migrando de volta pras ferramentas online e deixando meu caderninho como um espaço pra fazer planos a longo prazo, colocar projetos e sonhar com o futuro.



Mesmo assim, pra quem tá naquela fase da vida em que metade do nosso tempo a gente passa em aulas longas e maçantes: que tal usar aquele caderno vazio pra encher ele de anotações coloridas? Quem sabe assim a gente economiza um pouco mais a bateria do celular - tão necessária pra aguentar 4 horas de "mas como dizia Foucault..."


Comentários